EnglishEspañolPortuguês

Gansos fazem 'fila’ e passeiam em pista de caminhada em cidade de MS

24 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Aves passeavam na pista de caminhada quando foram flagradas. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
Aves passeavam na pista de caminhada quando foram flagradas. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)

Gansos em ‘fila indiana’ foram flagrados enquanto passeavam na pista de caminhada da orla da Lagoa Maior, em Três Lagoas, a 313 quilômetros de Campo Grande. O registro foi feito na quinta-feira (20).
O jornalista Ricardo Ojeda fotografou as aves por volta das 7h (de MS) em uma das caminhadas que faz diariamente na pista. “Eu sempre ando com uma máquina, já fico preparado quando vou. É difícil fotografar os gansos entre as pessoas”, contou.
Ele já tinha flagrado um jacaré cruzando a mesma pista de caminhada há menos de um mês. “Os gansos andam sempre por ali. Sempre dividindo espaço com as pessoas em harmonia. Eles sempre estão juntos”, contou.
O biólogo Milton Longo explicou ao G1 que os gansos andam em grupo como estratégia de defesa. “Tudo indica ser ganso-bravo, que é bastante comum. Viver em bando é uma característica deles. Nesses grupos tem sempre um que fica de vigia para os perigos do chão ou até mesmo do alto, como gaviões, enquanto os outros se alimentam, por exemplo”, explicou.
O biólogo ressalta que o sentinela emite um som específico para alertar perigos, assim como outras espécies de aves e mamíferos.
Além disso, segundo Milton Longo, esse tipo de animal pode ficar residente quando o ambiente favorecer e formar grupos, como registrado em Três Lagoas.
Lagoa é habitada por várias espécies de aves e mamíferos. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)
Lagoa é habitada por várias espécies de aves e mamíferos. (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo Pessoal)

O professor aposentado Valdomiro Aguirre visita frequentemente a pista de caminhada e diz que o contato com o ambiente melhora a qualidade de vida. “Quando você caminha cedo lá parece que o dia é outro. Você fica bem desestressado. É tão bom que eu sempre vou com a família no final de semana. Até os parentes que vem de fora ficam loucos quando veem a natureza no meio da cidade”, disse.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo