Um gambá que mora em uma ONG no Kentucky, Estados Unidos, ganhou uma nova cadeira de rodas personalizada e está reaprendendo a andar. O animal foi atacado por um gato quando ainda era filhote, e sofreu um trauma.
Tonya Poindexter, fundadora da ONG Wilderness Trail Life encontrou o gambá sem um dos olhos e sofrendo de anemia grave. Kewpie, nome que o animal recebeu, possui nanismo, osteoporese e escoliose, além de ter uma das pernas traseiras mais curta, o que dificulta na hora de andar.
De acordo com o Giro F5, portal da Folha de São Paulo, Kewpie que agora tem um ano e meio de idade, recebeu uma cadeira de rodas personalizadas da Walkin’ Pets, que é especializada em mobilidade animal. A Walkin’ Pets apoia cuidadores de animais que sejam idosos, feridos ou tenham algum tipo de deficiência.
Foi a primeira vez que a entidade construiu uma cadeira de rodas para um gambá. Para isso, a Walkin’ Pets precisou levar em consideração a altura dos animais dessa espécie. Segundo a fundadora da ONG onde Kewpie vive, o animal está aprendendo como as rodas da cadeira funcionam, e percebendo que é mais fácil do que arrastar-se no chão.
Ela diz que carrega-lo é bom, mas que Kewpie é um ‘Senhor Independente’ e que gosta de correr atrás das próprias aventuras.