O animal foi atendido pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação, do Centro de Estudos do Mar da UFPR, que é responsável no Paraná pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS).
Mobile-Farma
Esta é uma espécie antártica com ocorrência registrada em diversos estados brasileiros durante estação de inverno. Este é o terceiro registro no Paraná.
O animal estava debilitado, sendo atacado por cachorros na praia, por isso foi isolado por moradores da Vila das Peças (localizada no entorno do Parque Nacional do Superagui) e por membros da equipe do PMP-BS até a chegada da equipe técnica do projeto.
Mobile-Fatel
Após contenção e manejo do animal para atendimento médico veterinário, este foi liberado e retornou ao mar. O animal, um juvenil de aproximadamente 1,95m, tinha diversas lesões na região dos membros posteriores e algumas evidências de mordidas de cachorro. Apesar desta situação estava ativo e responsivo, por isso foi liberado pela equipe.
Caso o animal seja avistado ou outros mamíferos, tartarugas e aves marinhas sejam encontrados encalhados no Paraná, por favor, avisem ao PMP-BS/Centro de Estudos do Mar pelo 0800 642 3341 ou 41 3511-8671.
Fonte: Correio do Litoral