A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Prefeitura de Florianópolis (SC) usou um drone, veículo aéreo não tripulado controlado remotamente, para apurar uma denúncia de maus-tratos a animais. A ferramenta tecnológica foi escolhida devido a sua capacidade de registrar imagens aéreas.
A novidade foi divulgada pelo portal NSC Total, que afirma que a entidade recebe cerca de 10 denúncias de crimes contra animais diariamente, mas que encontra obstáculos para verificar e encontrar flagrantes de maus-tratos devido à dificuldade de deslocamento ou falta de transparência dos tutores de animais.
O veículo, que também está sendo utilizado no combate à dengue na cidade, agora será uma importante ferramenta de proteção animal. A mesma tática também é utilizada em reservas africanas para a proteção de animais selvagens espreitados por caçadores.