Cinquenta e três filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda nasceram na praia da Garça Torta, em Maceió (AL). Os ovos que foram colocados no início do mês passado, começaram a romper na manhã dessa sexta-feira (19).
A fêmea que colocou os ovos já esteve na mesma praia cinco vezes e é monitorada pelos especialistas do Instituto Biota, que realizam trabalhos de conservação da vida marinha. Foram 47 dias de observação até o nascimento das tartaruguinhas, que foram acompanhadas pelos integrantes do instituto e algumas crianças na sua primeira ida ao mar.
A primeira vez que os técnicos observaram a tartaruga nessa praia foi no ano de 2012, mas foi só nesse ano que ela ganhou uma anilha, que vai ajudar no acompanhamento da saúde e bem-estar do animal. “É possível saber que é a mesma tartaruga por conta de algumas marcas naturais, como uma verruga que tem no pescoço dela”, esclarece um dos técnicos para o G1. “Ela também tem um padrão diferente das outras fêmeas: sempre sai da água para desovar durante o dia”, completa o ativista.
Outro ninho da mesma tartaruga foi localizado e está sendo monitorado, em breve novas tartaruguinhas devem nascer no litoral alagoano.