Militares do Corpo de Bombeiros resgataram três filhotes de cachorro que estavam presos em um encanamento com água, de uma casa em Americana (SP), na tarde de ontem (28). Dois foram reanimados pela equipe e um saiu ileso.
A corporação atendeu a ocorrência por volta das 12h, na Rua da Prosperidade. Segundo o batalhão, no local foi constatado que uma cadela tinha dado cria a 11 filhotes, sendo que três estavam dentro de um cano destinado a saída de água da chuva.
Como o cano entrava em uma parte subterrânea, passando pela parede da residência, e o proprietário não autorizou a quebra dessa área, e o encanamento já estava cheio de água, foi efetuado a pressurização controlada para a retirada dos três animais.
Devido ao tempo que eles estavam presos no interior do cano submersos na água, dois dos filhotes tiveram paradas cardiorrespiratórias.
Os bombeiros realizaram compressões toráxicas e conseguiram recuperar os batimentos cardíacos e respiração deles. O terceiro não ficou ferido.
O proprietário foi orientado a procurar um veterinário para uma análise mais aprofundada das condições de saúde dos animais, foi efetuado o tamponamento do cano e o local foi deixado em segurança.