Um filhote de tigre branco foi encontrado abandonado em uma rua perto do principal zoológico da Grécia, conforme informou o Parque Zoológico de Ática, que fica perto de Atenas, no último dia 8. O pequeno animal, uma fêmea de quatro meses, foi encontrado sob um caixote de lixo e suas patas traseiras estavam paralisadas, acrescentou o zoológico.
“Ninguém sabe de onde veio ou como chegou ali”, declarou o fundador do parque, Jean Jacques Lesueur, ao jornal grego Proto Thema. Ele acrescentou que o animal foi abandonado provavelmente dois dias antes. O felino “está em um estado terrível”, acrescentou.
Os socorristas dizem que ele estava gravemente desidratado, abaixo do peso e com falta de vitaminas essenciais e outros nutrientes, o que pode causar ossos quebradiços, entre outros problemas. Veterinários dizem que outros animais foram abandonados perto do zoológico, mas nunca um tigre.
Acredita-se que o tigre branco de três meses, encontrado magro e desidratado em 28 de fevereiro, seja vítima do comércio ilegal de animais selvagens.
O filhote está sendo cuidado por veterinários.
“Ela provavelmente foi alimentada com uma dieta imprópria, e ela é severamente deficiente em vitaminas e minerais, e isso torna seus ossos extremamente frágeis.” se a tigresa sobreviver, será transferida para um santuário, já que o zoológico não possui outros animais de sua espécie. As organizações internacionais de vida selvagem e bem-estar animal já contataram o zoológico para ajudar, disse ele. A responsável pelos gatos do zoológico, Andrea Cerny, disse que, devido ao seu tamanho, dieta e agressividade, os tigres são difíceis de cuidar.
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) descreve os tigres brancos como uma “anomalia genética”. Esta espécie apresenta uma mutação genética que desenvolve pelagem branca com listras pretas. Muitas vezes esses animais são resultado de consanguinidade, o que os expõe a uma infinidade de problemas de saúde ao nascer.
Nota da Redação: zoológicos privam os animais de sua liberdade e de sua capacidade de viver em seu habitat natural, causando estresse, depressão e outras doenças nos animais. Muitos zoológicos podem não oferecer condições adequadas de vida para os animais, incluindo falta de espaço, água, comida e cuidados veterinários adequados. Além disso, os animais muitas vezes não têm oportunidades adequadas para se exercitar ou interagir com outros de sua própria espécie. Zoológicos utilizam práticas de criação em cativeiro para manter as populações de animais em cativeiro, o que tem resultado em problemas genéticos e de saúde. Zoológicos, aquários e outros parque que aprisionam animais existem para entretenimento humano e para fins lucrativos. É injusto manter animais em cativeiro apenas para nosso prazer pessoal. Os esforços devem se concentrar em proteger os habitats naturais dos animais, garantindo que eles possam viver livres e em paz em seus próprios ambientes e com os de sua espécie.
Veja um vídeo sobre o filhote abandonado: