Um filhote de tamanduá foi adotado temporariamente pela família de um veterinário no município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O animal foi encontrado atropelado com um mês de vida em uma rodovia junto da mãe, que morreu no local. “Maju” como é chamada, ainda se recupera do acidente.
Para que ficasse na família, foi preciso uma autorização do Ibama. A chegada da tamanduá mexeu com toda a rotina. A fêmea recebe um carinho todo especial das crianças, que assumiram ao lado da mãe uma nova responsabilidade: cuidar da alimentação da nova moradora.
Essa não é a primeira vez que a família adota um filhote de tamanduá. Em julho de 2008, um outro filhote de tamanduá-bandeira perdeu a mãe morta por disparos de arma de fogo e também ficou na família por um período.
A expectativa é que em até três meses a tamanduá Maju esteja recuperada e possa ser reintegrada à natureza. De acordo com a zootecnista, que também está ajudando a cuidar do animal, a dificuldade da família agora será se separar do filhote: ” A gente acaba criando amor, você acaba envolvido todo dia com ela”.
Fonte: O Globo