Na última terça-feira (4), uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em ação conjunta entre as gerências de Pesquisa e Informações da Biodiversidade e de Fiscalização Ambiental resgatou um filhote órfão de onça-pintada (Panthera onca) na aldeia Manoel Achurê da terra indígena Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, ao norte do Tocantins.
Segundo o portal Agro Link, o pequeno gato selvagem passou por avaliação veterinária no Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU) e foi constatado que ele está saudável e será destinado para criadouro conservacionista.
Antes do resgate, o animal estava sob cuidados dos moradores da aldeia há aproximadamente trinta dias, passando agora a ter um recinto especial e alimentação adequada para seu desenvolvimento.
O engenheiro ambiental, Avanilson Karajá, foi o responsável pela mediação entre o Naturatins e a comunidade indígena. Conforme Karajá conta, o filhote foi encontrado por seus tios numa mata onde cachorros o acuavam.
Após salvarem ele, começaram a criá-lo, então Avanilson orientou os parentes sobre a necessidade de entregá-lo ao órgão ambiental já que há perigo de manterem um felino criado entre as pessoas.
Conforme esclarece a pesquisadora Samara Almeida, que responde pela Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade como se trata de uma espécie ameaçada de extinção, o filhote tem necessidade de atenção criteriosa. Sendo por tanto destinado para um criadouro conservacionista onde poderá fazer parte de um programa de conservação e terá o acompanhamento constante do Naturatins.
“Ações como essa são muito importantes porque tem o objetivo de salvar a vida de órfãos e tentar dar o melhor destino para eles. Tivemos a colaboração de muitas pessoas e instituições, desde a que nos passou a demanda até as que nos ajudaram na articulação e no resgate”, relatou Samara.
O instituto Naturatins contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) por meio da coordenação regional Araguaia de Palmas e da coordenação técnica local de Araguaína, como também da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de Palmas.
CEFAU
O Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) cuida da administração do Naturatins, por meio da Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade (GPIB), instituído pela Portaria nº158/2019.
Tendo como objetivo garantir a proteção da fauna silvestre por meio do preparo de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas, que vislumbram a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.
Para entrar em contato sobre assuntos relacionados à fauna: (63) 3218.2677 / e-mail: [email protected] e para resgate pelo contato BPMA 190 e GMA 153.