EnglishEspañolPortuguês

Existem menos de trezentos lobos cinzas entre o México e os Estados Unidos

19 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Noelia Gigli (da Redação)

O Canis lupus baileyi é uma subespécie de lobo. Em Hermosillo, no México, acontece a reunião do comitê binacional que protege esta espécie em perigo de extinção.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro Ecológico do Estado de Sonora (CEDES), junto com a Coordenação do Comitê Binacional para a Recuperação do Lobo Mexicano, realizam a Reunião Anual 2013 de Lobo Mexicano SSP e a Reunião Binacional sobre o Lobo Cinza Mexicano (Canis lupus baileyi).

O titular da CEDES, Oscar Rene Tellez Leyva, disse que as reuniões acontecem anualmente para a recuperação do Lobo Mexicano com o objetivo de ver a evolução das ações realizadas, os avanços e planejar a estratégia do ano seguinte, segundo o portal Milenio.

O funcionário explicou que os temas abordados na reunião, além da apresentação dos programas de cada localidade que têm o Lobo Cinza Mexicano, buscarão analisar o status atual e definir critérios para a libertação de animais que estão em centros e reservas na natureza.

O organismo tem o propósito de garantir que todos os lobos tenham um lar para 2014 e distribuirá relatórios informativos. Os pesquisadores revelarão os resultados das pesquisas padrões de atividades e comportamento do Lobo Mexicano, avanços, assim como o tema da atualização da espécie.

Víctor del Castillo Alarcón, diretor do Meio Ambiente do Grupo México, mostrou os projetos que realizam em benefício do meio ambiente e, principalmente, do Lobo Mexicano.

Fernando Cortes Villavicencio, representante da Direção Geral de Vida Silvestre, destacou o trabalho do comitê pela proteção dessa espécie.

Em sua intervenção, o Dr. Peter Siminski falou sobre a importância dessa espécie, o Lobo Cinza Mexicano (Canis lupus baileyi), apontando que é muito importante a atividade realizada pelos organismos, centros acadêmicos, instituições públicas e sociais, na proteção do Lobo Cinza Mexicano, no sentido de reintroduzir os animais à vida silvestre, livre na natureza.

Apenas 260 animais

Segundo os registros de autoridades ambientais, existem apenas 260 Lobos Cinzas entre o México e os Estados Unidos.

O Lobo Cinza Mexicano (Canis lupus baileyi) é uma subespécie de lobo, uma das menores em comparação com outras subespécies, encontradas na categoria de espécie em perigo de extinção.

Você viu?

Ir para o topo