EnglishEspañolPortuguês

PARCERIA E SOLIDARIEDADE

ANDA sofre ciberataques e ameaças e recebe apoio de Eurodeputado e da Rede Nacional de Combate à Desinformação

6 de agosto de 2022
Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | Parlamento Europeu

Desde de 2018 a ANDA tem sido alvo de ataques de hackers em seu portal de notícias e também nas redes sociais. Em quatro anos sofremos quatro ciberataques graves. Em fevereiro de 2022 tivemos o nosso portal derrubado por dias, prejudicando um trabalho de 14 anos em defesa dos animais e do meio-ambiente. Um de nossos canais no Youtube, com vídeos que contavam com milhões de visualizações, foi roubado e apagado. Além de inúmeras ameaças tanto à própria ONG, quanto à integridade física de sua equipe. A presidente da Organização, Silvana de Andrade, já foi, inclusive, acuada enquanto dirigia em uma estrada.

A ética e o comprometimento são fundamentos da ANDA. Graças à nossa atuação, a grande mídia brasileira faz atualmente uma cobertura mais consciente, respeitosa e diária em relação aos animais e seus direitos. Empresas mudaram políticas internas e instituições públicas adotaram programas e projetos para atender as necessidades do bem-estar animal e abolir algumas explorações e crueldades contra animais. Nossas matérias inspiraram a criação de projetos de leis em todas as instâncias do Poder Legislativo.

Apesar de todos os obstáculos, seguimos fortes, esperançosos e com coragem para defender os animais e o planeta.

Reconhecendo a importância do trabalho da ANDA, o eurodeputado Francisco Guerreiro (Verdes/ALE), vice-Presidente do Intergrupo para o Bem-estar e Conservação dos animais, reforçou seu apoio à organização e publicou uma nota em seu portal The Green/Efa, In The European Parliament:

“Francisco Guerreiro, eurodeputado dos Verdes/Aliança Livre Europeia, reforça o apoio à Agência de Notícias de Direitos dos Animais (ANDA) e à fundadora e jornalista Silvana Andrade. Durante vários meses tanto o meio de comunicação, como vários jornalistas, têm sido alvos de ataques e de ameaças que se materializam em ciber ataques, mensagens ofensivas pessoais, intimidações e mesmo acções judiciais.

Francisco Guerreiro reforça que “As autoridades têm que agir em conformidade para proteger um dos pilares mais importantes da democracia. A liberdade de imprensa. E não deixa de ser preocupante ver a passividade governamental nesta matéria quando o Brasil continua a ser um local onde morrem jornalistas e onde muitos são ameaçados no exercício do seu dever.”

Relembrar que Francisco Guerreiro e a ANDA têm uma parceria informativa e de conteúdos informativos que visa unir o Brasil, Portugal e a União Europeia, em temas como a protecção do meio ambiente, os direitos humanos, o Estado de Direito e os direitos dos animais.”

RNCD

A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), da qual a ANDA faz parte, também demonstrou apoio à Agência de Notícias de Direitos Animais. Em seu Instagram, a Rede publicou uma mensagem de solidariedade:

A Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD Brasil – vem a público manifestar o seu apoio à Agência Nacional de Direitos Animais – ANDA, assim como declarar que considera injustas as perseguições que a ANDA e suas dirigentes vêm sofrendo em face tão somente do cumprimento do exercício do jornalismo em defesa dos animais e do meio ambiente.

➡️ Para além de ameaças à integridade física das jornalistas, ataque de hackers ao site da ANDA e outras formas de intimidação ao exercício do jornalismo, a ANDA, por último, vem sendo alvo de ações em processos judiciais nos quais as suas jornalistas não foram ouvidas. Diante do exposto, nós, que compomos a RNCD Brasil, expressamos nossa solidariedade.

Atualização (28/09/22)

No dia 17 de setembro, por volta das 15 horas, a Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais) sofreu um novo ataque grave, tendo seu site sequestrado e derrubado por 24 horas. No mesmo dia as contas do Twitter e do Instagram da ANDA também foram invadidas. Felizmente, agimos rápido para recuperar o Instagram. Porém, até a atualização desta matéria, a conta do Twitter não foi recuperada e todas as  publicações foram apagadas. Havia centenas de postagens e matérias, algumas com milhares de curtidas. São anos de trabalho e material, registros importantíssimos para nossa ONG e para a causa animal. Estamos em contato com o Twitter para tentar recuperar a conta e o conteúdo.

Você viu?

Ir para o topo