Estudantes, professores e técnicos administrativos se reuniram em protesto na manhã de hoje (6) em frente a reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. As reivindicações foram descritas em pauta entregue à reitora em reunião, também nesta terça-feira. Entre as dez solicitações condidas no texto, a reabertura do Hospital Veterinário (HVET), fechado desde o dia 22 de julho, foi a que motivou o movimento e é exigência imediata do grupo. Em nota de esclarecimento, a reitoria da universidade garantiu a volta do funcionamento, sem fixar prazos.
Cerca de 80 pessoas participaram da movimentação. Segurando cartazes e gritando palavras de ordem, o grupo caminhou até a reitoria e chegou a fechar a Avenida Dom Manoel de Medeiros durante vinte minutos.
De acordo com Ewerton Cunha, representante do DCE da UFRPE, nada de concreto foi firmado durante a reunião e ocorrerão novas mobilizações. “Queremos que o Hospital abra, mas de um modo diferente, trazendo benefício para nós e para a sociedade. Nossa pauta foi entregue à reitoria, mas nada foi definido no encontro. Vamos nos reunir novamente para definir os próximos passos para pressionar ainda mais”, afirma o estudante.
Para os funcionários, as mudanças também devem acontecer nas condições de trabalho. “Não adianta o Hospital abrir agora e daqui a alguns meses sofrer os mesmos problemas. O que ouvimos hoje foi que o dinheiro está sendo repassado, mas isso já sabemos. Precisamos de mudanças, porque as condições de trabalho e de atendimento não são suficientes”, justifica o coordenador geral do Sindicato dos Técnicos Administrativos, Feliciano Espinhara.
Entre as reivindicações escritas em pauta estão a abertura de concurso para médicos veterinários, técnicos administrativos e professores, compra de material de forma transparente, reforma no Hospital em conjunto com funcionários e estudantes, verba própria do MEC para o Hospital veterinário e a não privatização do Hospital-escola.
Segundo o coordenador do Hospital Veterinário, Acácio Teófilo, as demandas serão atendidas. “As coisas não estão acontecendo na velocidade que queríamos, mas já estão ocorrendo. Nós vamos atender às reivindicações, mas no momento estamos a mercê dos fornecedores”, explica.
Em nota de esclarecimento divulgada pela assessoria de imprensa da UFRPE, assinada pela reitora, Maria José Sena e pelo diretor do Departamento de Medicina Veterinária, Lúcio Melo, é informado que o Hospital será aberto quando os materiais forem entregues pelos fornecedores. “A administração está em contato diário com as seis empresas que estão fornecendo os itens licitados para que, no menor intervalo de tempo possível, sejam entregues”, garante.
Fonte: Diário de Pernambuco