A nova coleção primavera/verão da estilista vegana Stella McCartney é repleta de produtos livres de crueldade animal. No Twitter, foi anunciado: “Descubra uma exploração da assinatura Stella em silhuetas masculinas e femininas para uma atitude sexy sem esforço”.
Our new collection is here! Discover an exploration of the signature Stella play on masculine and feminine silhouettes for an effortlessly sexy attitude: https://t.co/nZvYuunigi pic.twitter.com/WORvY3OkVb
— Stella McCartney (@StellaMcCartney) 27 de abril de 2018
A nova coleção visa alcançar “simplicidade através de construções complexas” e conta com a vantagem de ser produzida completamente sem o uso de produtos de origem animal.
A marca Stella McCartney desafia os limites da indústria da moda para “para fazer produtos luxuosos de uma forma que seja adequada para o mundo em que vivemos hoje e para o futuro: bonito e sustentável”, conforme dito pela declaração de missão da marca, que também diz que não há “compromissos” quando se trata de sustentabilidade.
Ainda na declaração de missão da marca, foi dito: “Cada decisão que tomamos é um símbolo do nosso compromisso em definir como será o futuro da moda”. Ainda por cima, a marca visa “nunca usar couro ou pele e abrir novos materiais alternativos para utilizar tecnologias de ponta, promovendo a circularidade, protegendo florestas antigas e ameaçadas e medindo nosso impacto com ferramentas inovadoras.”
De família
A própria estilista Stella McCartney é um ícone da moda vegana e sustentável, e molda o futuro da indústria. E a paixão de McCartney pela sustentabilidade está na família: seu pai, o ex-Beatle Sir Paul McCartney, é um grande defensor dos direitos dos animais e do meio ambiente.
A campanha ‘Segunda Sem Carne’ foi criada pela família McCartney e visa incentivar as pessoas a desistirem da carne por, pelo menos, um dia por semana, e vários países do mundo já estão aderindo à campanha em escolas.
Impacto vegano na moda
Recentemente, Donatella Versace assumiu que vai abolir o uso de peles em suas roupas, assim como o designer de moda John Galliano. Ainda, o estilista Tom Ford anunciou que sua grife evita ao máximo o uso de peles e couros – o que demonstra o impacto positivo que um posicionamento mais sustentável e livre de crueldade animal tem causado ao comércio da moda.
Provando que é possível apreciar moda e viver com ética, a moda vegana está tomando espaço no mercado e assumindo posicionamento sustentável e inovador, possibilitando fazer uma revolução no mundo da moda sem incentivar quaisquer tipos de maus-tratos animais.