O habitat dos pandas gigantes não será “mudado para o norte”, segundo declaração de um especialista em proteção de panda gigante, nesta segunda-feira (28).
“Não apareceu mudança climática drástica no habitat de panda gigante nas montanhas da Província de Sichuan”, disse Zhang Hemin, chefe do Centro de Proteção e Pesquisa de Panda Gigante da China em Wolong. “Não há danos ao habitat”.
Um pesquisador de panda do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) disse sábado que pandas gigantes poderiam migrar para o norte em decorrência do impacto combinado da mudança climática com o grande terremoto em 2008.
“O clima mais quente e mais seco destruirá a alimentação dos pandas, enquanto o sismo de 8,0 graus de magnitude terá devastado seu habitat”, assinalou Ling Lin, vice-diretor-executivo do Escritório de Programa do WWF em Chengdu, citado pelo jornal.
Porém, Zhang indicou que, apesar das ligeiras altas de temperatura nos últimos anos, não há mudança climática nem queda de precipitação informadas em Sichuan.
“Sem aumento de temperatura nem redução de pancada de chuva, não aparecerá escassez repentina e contínua de bambu, comida favorita do panda gigante, e outros vegetais”, disse Zhang, conhecido especialista que teve resultado positivo ao criar pandas gigantes por meio de inseminação artificial.
Perante o aquecimento global, Zhang destacou que altas de temperatura e quedas de precipitação podem ser inevitáveis. “Mas não acho que pandas migrarão em grande quantidade, porque ainda temos alimentação e água suficientes”.
Fonte: CRI Online