Uma baleia jubarte ficou presa dentro de uma rede de pesca e não conseguiu sair até que os socorristas chegaram para salvar sua vida. A equipe da Sea Shepherd Conservation Society teve a ideia de amarrar suavemente uma linha ao redor de seu nariz para chegar perto o suficiente e libertá-la da rede de pesca. Embora tenham levado horas de planejamento estratégico e paciência, eles finalmente a conseguiram! O resgate ocorreu no Golfo da Califórnia, nos Estados Unidos.
As baleias estão entre algumas das criaturas mais inteligentes e dinâmicas da Terra. Infelizmente, muitas baleias e outras criaturas marinhas ficam presas em redes de pesca, muitas das quais provavelmente morrem de fome, infecções e problemas respiratórios como resultado. Felizmente, existem alguns humanos maravilhosos como os da Sea Shepherd Conservation Society que se preocupam com os animais marinhos e fazem o possível para salvá-los! Veja vídeo de momentos do resgate, feito pela The Dodo:
Durante décadas, mesmo depois que a caça às baleias cessou, as jubarte enfrentaram desafios para sua sobrevivência, desde ataques de navios até o aquecimento dos oceanos e mudanças climáticas, diz Sara Amundson, presidente do Humane Society Legislative Fund .
No EUA, o governo de Biden deu um passo significativo para proteger as baleias jubarte que agora estão listadas sob a Lei de Espécies Ameaçadas. O Serviço Nacional de Pesca Marinha (NFMS), a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e os departamentos de comércio finalizaram uma regra para proteger os habitats oceânicos usados pelas baleias jubarte.
Fonte: One Green Planet