Uma ema morreu carbonizada ao tentar escapar de um incêndio florestal que atingiu uma região de mata nos arredores da comunidade Morocó, na divisa entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, no estado de Mato Grosso. Fotografias do corpo do animal retratam o sofrimento de quem morreu tentando salvar a si mesmo.
O incêndio teve início na última terça-feira (17) em uma pequena área da comunidade e se espalhou rapidamente por conta do vento. As chamas destruíram uma grande extensão territorial na região, atingindo uma área de mata. O fogo só foi controlado dois dias depois, na última quinta-feira (19).
O Corpo de Bombeiros acredita que a ema tenha sido uma das vítimas que morreu ao tentar se proteger das chamas. Embora tenha tentado fugir, o animal não conseguiu escapar do incêndio e teve seu corpo completamente carbonizado. Outros animais também foram encontrados mortos na área de mata destruída pelo fogo.
Além da fauna e da flora atingidas pela queimada, uma pessoa também ficou ferida. O homem é morador da comunidade e teve queimaduras de segundo e terceiro grau. Ele foi socorrido e encaminhado a um hospital da região.
Para por fim ao incêndio, a corporação do Corpo de Bombeiros se uniu a equipes da Defesa Civil. Os trabalhos foram realizados até a manhã de quinta-feira, quando as chamas foram finalmente controladas.
Para evitar que novos focos de incêndio se iniciem e dissipem rapidamente pela região, uma equipe dos bombeiros se mantém alerta e realiza monitoramento constante do local desde que as chamas foram controladas.