Um vídeo mostra um elefante acorrentado após quase dois meses de “treinamento rigoroso” para um festival, na Índia. Espera-se mais de 400 mil participantes do evento anual de Dasara, em Mysuru, em outubro.
Durante a procissão Jumbo Savari do festival, 12 elefantes são forçados a andar mais de 5 km com pesos nas costas.
Um dos animais é visto balançando impotente de um lado para o outro em filmagens recentes. Em resposta, a PETA Índia realizou um protesto pedindo o fim do uso dos elefantes pelo festival de Dasara.
Rangaraju, um manipulador de elefantes que é responsável por levar os animais da natureza, participou de mais de 24 festivais de Darasa.
Conhecido como o ‘homem das unhas’, seu trabalho envolve andar à frente dos elefantes durante o desfile e ficar atento a pregos, pedras e outros objetos pontiagudos que poderiam feri-los.
“Os elefantes passam um mínimo de 50 dias a dois meses em Mysuru e passam por um treinamento rigoroso. Isso faz com que seus pés se desgastem”, disse ele.
“Uma pedra muito pequena poderia causar uma grande lesão e a formação de pus é fácil, uma vez que a perna está machucada. Meu trabalho é garantir que as estradas sejam suaves para os elefantes se movimentarem”, ele completa.
De acordo com a mídia local, alguns elefantes são até envenenados por pessoas bêbadas que tentam interromper o evento.