EnglishEspañolPortuguês

AMOR PROFUNDO

Elefante bebê órfão faz amizade com carneiro em santuário

27 de setembro de 2021
Heloisa Araujo | Redação
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

A amizade entre diferentes espécies é difícil de acontecer na natureza, mas em locais que são monitorados por humanos, tem se tornado cada vez mais comum. O caso de Themba e Albert não foi diferente. A dupla é composta por um filhote de elefante órfão, Themba, e uma ovelha que morava próximo ao centro de reabilitação em que Themba vivia, Albert. Eles se deram bem e a diferença de tamanho não é uma barreira para eles. Eles se conheceram em 2008.

A mãe de Themba morreu quando ele ainda era um filhote. Ele foi monitorado por uma semana para que pudesse ser adotado em uma reserva em Sanbona, na África do Sul, mas isso não aconteceu. Para que pudesse ser submetido a cuidados mais especiais, já que não estava se alimentando, ele foi levado de volta para o Centro de Reabilitação Shamwari na África. A recusa de Themba era preocupante, já que os elefantes precisam ser amamentados até os dois anos para que possam sobreviver. Quando os elefantes perdem alguém costumam entrar em momentos de depressão, o que aconteceu com Themba.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Um dia, os zoólogos o apresentaram a Albert, um carneiro de uma fazenda próxima, para que eles pudessem ser amigos. No início, o encontro foi complicado. Themba perseguiu a ovelha por todo o cercado e Albert ficou assustado e escondeu-se em uma caverna. Themba, curioso, ficou boa parte do tempo acariciando a lã de Albert e depois de cerca de 12 horas, os dois começaram a interagir no cercado principal. Desde então, eles têm sido inseparáveis. Três dias depois do encontro, Themba voltou a beber leite, o que a cineasta Lyndal Davies, que documentou toda a situação chamou de “uma grande vitória”.

Foto: Caters News Agency

Por vários anos, eles foram companheiros um do outro. No ano de 2010, enquanto os preparativos para a volta de Themba a sua reserva em Sanbona, seu cuidador Victor Kwangqa percebeu que algo estava errado. Themba apresentava cólicas muito fortes e entrou em coma durante a noite de quinta-feira. Na sexta pela manhã, ele tinha falecido.

De acordo com informações do Sunday Times, foi constatada uma obstrução intestinal como causa da morte. O Dr. Johan Joubert, que é diretor de vida selvagem do Shamwari e disse em entrevista ao Sunday Times que: “Até que isso acontecesse, não estávamos nem um pouco preocupados com Themba; ele estava com excelente saúde. Nossa maior preocupação era se seu rebanho original o aceitaria ou se ele iria seguir o rebanho quando o reintroduzíssemos”.

A morte do elefante pegou todos de surpresa, mas deixou um vazio ainda maior na vida de Albert, seu companheiro inseparável por dois anos. Themba, que significa “esperança”, mostrou que podemos encontrar companheirismo e amizade quando e com quem menos esperamos. Confira mais um pouco dessa história no vídeo “A Match Made in Africa” (Uma combinação feita na África, em português) produzido e disponibilizado pelo National Geographic, no YouTube.

Você viu?

Ir para o topo