Dez milhões de aves confinadas e exploradas para consumo foram condenadas à morte pelo governo da França desde novembro do ano passado. O Ministério da Agricultura do país alegou um surto de gripe aviária sem precedentes no oeste francês.
Desde o primeiro caso registrado no norte do país no final de novembro, o vírus se propagou por cerca de 1.000 fazendas. Quase metade dos animais foi morta na região do Pays de la Loire (oeste), o segundo maior território de criação de aves depois da Bretanha.
Em geral, as crises ligadas à gripe aviária se concentram no sudoeste, em especial nas granjas de patos para a produção de foie gras. Em 2021, quase 500 focos foram registrados, e 3,5 milhões de animais, principalmente patos, foram mortos.
No total, 34 países europeus foram afetados pelo vírus este ano. Além da França, a gripe aviária atingiu, sobretudo, o norte da Itália, com 18 milhões de animais abatidos.
Nota da Redação: As maiores vítimas dessa situação são os animais, aprisionados e criados amontoados para satisfazer os desejos do ser humano. Nenhum animal deve ser tratado como mercadoria. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. As pessoas podem obter alguns minutos de prazer, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano