Imagine queimar uma floresta com a área do tamanho da cidade de São Paulo em apenas um mês. Assustador? Isso aconteceu na Amazônia, onde desmatamento em maio foi o mais alto em 15 anos. Nesse período foram perdidas 1.476 km² de vegetação, área equivalente ao tamanho da capital paulista. No que diz respeito à poluição, só no Brasil 50 mil pessoas morrem por ano devido a esse problema.
Não à toa, desmatamento e poluição do ar estão entre os temas que mais preocupam os brasileiros. Eles se juntam ao desemprego, aumento da pobreza e falta de acesso à saúde e educação gratuitas e de qualidade. Os dados, obtidos com exclusividade pela redação de Ecoa, são do estudo GPS da Walk The Talk, consultoria especializada em ESG.
“Os temas que estão no dia a dia dos brasileiros, aqueles que mais os afligem, são os que são mais relevantes”, diz Juliana Simão, co-fundadora da Walk the Talk. Para ela, o fato de o desmatamento ter sido bastante noticiado na imprensa e nas redes sociais foi crucial para que ele estivesse entre as maiores preocupações dos brasileiros.
O que mais nos preocupa?
Problemas de ordem político-econômica são os que mais preocupam os brasileiros, 91% da população. Em seguida aparecem os relacionados ao meio ambiente, 88% das pessoas se veem preocupadas com questões ambientais. Já com questões sociais, apenas 53%.
No top 10 das preocupações, além do desmatamento e da poluição do ar estão a grande produção de lixo e o uso excessivo de água. E, para resolver essas questões, 54% dos entrevistados disseram que separaram lixo doméstico para reciclagem, enquanto 51% afirmaram ter reduzido o uso de água em casa por questões ecológicas.
De acordo com Juliana Simão, essa preocupação mostra o quanto um tema que parece grande e distante da população (as mudanças climáticas, no caso) pode ganhar atenção das pessoas comuns, se colocado de forma simples.
“A pesquisa é uma fotografia daquele momento, e no momento da pesquisa tivemos a discussão sobre a COP 26, tivemos a mídia batendo bastante na tecla do desmatamento e isso entra no radar da população brasileira e cresce em importância”, diz Simão.
Top 10 preocupações dos brasileiros
Desemprego (68%), Falta de acesso à saúde gratuita e de qualidade (68%), Aumento da pobreza (65%) Falta de acesso à educação gratuita e de qualidade,(64%) Desmatamento (63%), Poluição do ar (61%), Falta de saneamento básico para todos (60%), Uso excessivo de água (59%), Grande produção de lixo (57%), Aumento da violência policial (51%).
Mais sobre a pesquisa e sobre ESG
Por meio de outras pesquisas qualitativas, a consultoria chegou a 24 problemas divididos em três dimensões: ambiental, política econômica e social. Entre eles, a pesquisa elencou quais eram as maiores preocupações dos brasileiros. Foram entrevistadas 421 pessoas de todas as regiões do Brasil de idades entre 16 e 64 anos e de diversas classes sociais.
A ideia da consultoria é apresentar para as empresas quais são as reais preocupações dos brasileiros para que, assim, elas possam comunicar melhor suas estratégias de ESG, sigla para a expressão “environmental, social, and corporate governance”, que representa a preocupação das empresas com o tripé “ambiental, social e de governança”.
Fonte: Ecoa uol