EnglishEspañolPortuguês

ESTATÍSTICA

Brasil tem o pior índice anual de desmatamento na Amazônia pelo 2º ano consecutivo

De acordo com a diretora-executiva da Apcer Brasil Alessandra Gaspar Costa, ao considerar as metas ambientais, apesar do cenário distante, é provável que as fiscalizações ambientais cresçam

20 de agosto de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Ilustração | Pexels

Empresas buscam na certificação (FSC®️) ajustar compromisso com a preservação do meio ambiente aliado com diferencial competitivo no mercado.

Dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontaram 1.476 km² de desmatamento na Amazônia no mês de julho, totalizando 8.581 km² de florestas devastadas entre agosto de 2021 a julho desse ano. O número é equivalente ao mesmo período em 2020 e 2021, quando o Brasil registrou o pior índice dos últimos 15 anos.

A perda de florestas é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o cenário brasileiro caminha em oposição à meta estipulada pelo Governo Federal – em novembro de 2021 – de reduzir 50% das emissões de GEE até 2030. Por esta razão, adotar a utilização do selo Forest Stewardship Council (FSC®️) na cadeia de produção pode ser não apenas um diferencial competitivo, mas uma atuação prática na conservação do meio ambiente.

Presente em diversos produtos comercializados no país, o selo FSC®️ já é de conhecimento dos brasileiros. Sua presença significa que aquele determinado produto é advindo de florestas sustentáveis, sem envolvimento com desmatamento ilegal e, consequentemente, sem prejuízos ao meio ambiente.

Segundo o MapBiomas, 99% do desmatamento que acontece em solo brasileiro é ilegal, e a certificação FSC®️ garante o cumprimento de toda legislação em vigor. A marca que leva o selo não possui parceiros que atuam ilegalmente em sua cadeia de custódia.

“Mais que obter vantagem competitiva no mercado, ser certificado com as normas FSC®️ é contribuir com o meio ambiente brasileiro, trabalhando eticamente e ajudando as metas estipuladas pelo país a serem cumpridas”, explica Alessandra Gaspar Costa, diretora-executiva da APCER Brasil, empresa do grupo APCER, presente em mais de 10 países.

De acordo com Alessandra, ao considerar as metas ambientais, apesar do cenário distante, é provável que as fiscalizações ambientais cresçam. Desta forma, possuir o selo FSC®️ será ainda mais necessário para a continuidade do negócio.

O FSC®️ é uma organização independente e sem fins lucrativos, que criou o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional, com objetivo de avalizar uma gestão ambientalmente apropriada.

Sobre a APCER

A *APCER* é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança.

Fonte: Da Redação

Você viu?

Ir para o topo