Uma nova espécie de serpente, chamada víbora verde de olhos de rubi (Cryptelytrops rubeus) foi descoberta no Sudeste Asiático, informa um estudo recente. A serpente vive nas florestas próximas à Cidade de Ho Chi Mihn, e nas colinas baixas do sul do Vietnã e do Platô Langbian, no Camboja.
Cientistas coletaram as víboras verdes na Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja entre 1999 e 2003, e as examinaram, usando características físicas e genéticas para identificar novas espécies.
“Conhecemos essa espécie apenas por alguns poucos espécimes, e muitas poucas pessoas no mundo já viram essas serpentes”, disse a coautora do estudo Anita Malhotra, ecóloga molecular da Universidade Bangor, no Reino Unido. “Para ser honesta, sabemos muito pouco sobre o que ela faz”.
Anita e colegas também descobriram uma espécie muito semelhante com notáveis olhos amarelos, que batizaram de víbora verde das Montanhas Cardamom (Cryptelytrops cardamomensis), que habita o sudeste ad Tailândia e o sudoeste do Camboja. Ambas as espécies foram descritas na edição de janeiro do periódico Zootaxa.
A vida nas árvores é uma das razões que faz com que a víbora seja tão eficiente na digestão de suas refeições: um aparelho digestivo completo seria um obstáculo ao movimento nas alturas.
O Parque Nacional Cat Tien, no Vietnã, é uma fortaleza para a nova espécie de víbora, que habita uma área geográfica bastante pequena, onde a pressão sobre as florestas é alta, disse Anita.
Não se sabe como a serpente poderia se adaptar a outros habitats, portanto não está claro se a víbora verde de olhos rubi deve ser considerada uma espécie ameaçada. Mas Anita e colegas espera que a serpente não se torne vítima de colecionadores de animais em busca por status.
As “rubis”, como as serpentes são chamadas, “podem ser muito vulneráveis a isso”, disse ela, “porque se trata de uma espécie muito bonita”.
Com informações do Último Segundo