A falta de políticas públicas em defesa dos animais e, também, o descumprimento das leis federais de proteção foram denunciados por participantes da audiência pública que a CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) realizou na manhã desta quinta-feira (7), no plenário, para debater os direitos animais. A iniciativa foi do distrital Joe Valle (PDT), que aproveitou o evento para anunciar a criação da Frente Parlamentar em Defesa Animais, integrada pelos 24 deputados da Casa.
Valle anunciou que a nova frente parlamentar vai buscar “eliminar”, no âmbito do DF, todas as formas de exploração de animais, como a caça, por exemplo.
“O bem-estar também inclui financiamento e gestão de abrigos para animais e a manutenção e aperfeiçoamento da legislação existente”.
O abandono e os maus-tratos a animais também foram criticados por Simone Lima, representante da Associação Protetora dos Animais Domésticos. Ela lamentou a superpopulação de animais domésticos no DF e o abandono de muitos deles, nas ruas ou unidades públicas, como a Central de Zoonoses.
“Recebemos diariamente várias denúncias de maus-tratos e abandonos, mas não temos a quem recorrer, pois não há entidade pública que garanta a proteção dos animais”.
De acordo com os números apresentados pelos protetores dos animais, estima-se que existam hoje no DF 510 mil cães e 170 mil gatos.
Fonte: R7