EnglishEspañolPortuguês

Deputado Átila Lira debate futuro de animais silvestres com Frente Ambientalista

8 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

A Frente Parlamentar Ambientalista, por meio do seu grupo de trabalho sobre Fauna, a organização não governamental SOS Mata Atlântica e demais entidades ambientalistas promoveram nesta quarta-feira (6), debate sobre o tema “Para os animais – o que podemos esperar em um futuro próximo?”. A Frente tem como objetivo apoiar políticas públicas, programas e demais ações governamentais e não-governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável e está aberta a novas adesões.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), deputado Átila Lira (PSB-PI), participou do evento e afirmou que se trata de uma causa permanentemente importante. “O trabalho desta Frente nos ajudará nessa complementação de legislação para aperfeiçoar os instrumentos legais”, destacou.
O socialista também parabenizou a explanação do biólogo e analista ambiental do Ibama, Roberto Cabral Borges. “Para dificultar o uso da criação registrada como instrumento do Tráfico de Animais Silvestres é necessário a marcação nacional padronizada e sistemas nacionais de gestão”, disse Borges. “Hoje temos um cadastro dos infratores que criam e traficam animais silvestres e vamos trabalhar para que esses criminosos cumpram penas mais severas”, completou Átila Lira.
Os deputados federais e senadores, preocupados com os graves problemas de degradação ambiental enfrentados em nível nacional e mundial e considerando que tal questão transcende as ideologias e filiações partidárias, assumiram, com a criação da Frente Parlamentar Ambientalista, o compromisso de atuar, conjuntamente com a sociedade civil, no sentido de apoiar iniciativas para alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento.
Estatísticas preocupantes – Especialistas estimam que 17 animais silvestres vertebrados são mortos por atropelamento a cada segundo nos 1,7 milhões de quilômetros de estradas brasileiras. Em uma estimativa subestimada, a fauna brasileira perde 475 milhões de indivíduos mortos por carros, caminhões e ônibus por ano. Estes foram alguns dos dados apresentados em abril, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente.
O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se comprometeu com representantes de entidades ambientalistas e de defesa de direitos animais que vai incluir, em breve, na pauta de votações o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 466/15, que propõe medidas para evitar atropelamentos de animais em rodovias.
Fonte: PSB 40

Você viu?

Ir para o topo