Por Loren Claire Boppré Canales (da Redação)
A documentarista Kelly Guerin, que já mostou sua visão sobre os maus-tratos aos animais com curtas-metragens como “Subasta Animal” e “El Matadero”, volta a exibir o seu bom trabalho em um novo curta-metragem, desta vez mostrando a crueldade das rinhas de galos. As informações são da ONG Igualdad Animal.
Intitulado “O esporte dos cavalheiros”, que é como essa prática é chamada em muitos países da América do Sul, o curta mostra em dois minutos e meio a crueldade desses eventos, os medicamentos que são fornecidos aos animais e a sórdida atmosfera do clube galístico de Porto Rico, onde foi gravado.
“Kelly Guerin consegue nos fazer refletir sobre a crueldade animal com um estilo único. Evita as imagens explícitas, mas consegue nos colocar no lugar dos animais, tornando nosso, o seu sofrimento. Com seu novo curta-metragem denunciando as rinhas de galos, ela volta a nos fazer refletir sobre a violência desses espetáculos, que ainda são legais e tradição em alguns países como Porto Rico, México, Peru ou na Espanha, onde são praticados legalmente nas regiões de Andaluzia e Ilhas Canárias”, manifestou Javier Moreno, co-fundador da ONG Igualdad Animal.