/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/n/8/8FlokDRhyx0R8XHrZuAw/frame-salvamento-onca.jpg)
Um piloteiro e algumas crianças que faziam o trajeto em um barco-escola, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, foram surpreendidos ao avistarem um filhote de jaguatirica nadando exaustivamente. Um vídeo obtido pelo g1, nesta quarta-feira (29) registrou parte da ação.
O piloteiro Jean Claude Mendes avistou que o filhote no Rio Boguaçu. A jaguatirica estava com dificuldade em terminar o trajeto. Por isso, o Mendes deu a volta com o barco, se aproximou e lançou um remo. O animal se agarrou ao objeto. A cena emocionou as crianças que estavam à bordo e ajudaram no salvamento. Veja vídeo:
De acordo com Mendes, não houve risco para as crianças. Ele mudou o trajeto para soltar o filhote em terra firme, na margem do Rio Boguaçu, na direção em que nadava antes de ser resgatado.
Para ele, o salvamento foi gratificante e emocionante. “Ela estava nadando desesperada. Foi muito bom resgatá-la com a ajuda das crianças, que ajudaram a segurar o remo”, conta.
A Polícia Ambiental afirmou que em razão do animal não apresentar ferimentos, o procedimento realizado pelo piloteiro foi correto. Por conta da ocorrência, equipes farão o monitoramento nas margens do rio para verificar qualquer movimento diferente na área.
Por meio de nota, a diretora do Departamento de Educação de Ilha Comprida, Valéria Pontes, destacou a experiência ímpar das crianças, a sensibilidade e o respeito pela natureza do piloteiro e a união de todos no salvamento.
Fonte: G1