Por David Arioch
A empresa sul-coreana Yeonjigonji está fabricando canudos comestíveis a partir do arroz. A ideia de criar o produto veio depois que o CEO, Kwangpil Kim, leu um artigo sobre a marca Loliware, dos Estados Unidos, que produz xícaras comestíveis.
“Se eles podem fazer um copo comestível, não poderíamos fazer um canudo comestível? Pensei em ingredientes que os sul-coreanos geralmente não depreciam. E arroz me veio à mente imediatamente”, disse ao jornal diário indiano The Hindu.
Kim então optou por fabricar os canudos em Ho Chi Minch, a maior cidade do Vietnã que, segundo ele, tem um arroz menos aderente e mais adequado para a produção de canudos. Atualmente o seu maior desafio é reduzir custos de produção para competir com os canudos de plástico.
Após um ano e meio de pesquisa, os primeiros canudos foram criados em agosto de 2018, e atualmente Kwangpil Kim produz 500 milhões por mês. O produto já está sendo comercializado em países como Canadá, Singapura e Malásia.
Ao The Hindu, ele disse também que uma das maiores vantagens dos canudos de arroz é que eles são biodegradáveis. O que significa que o produto da Yeonjigonji se decompõe em até 100 dias enquanto os canudos de plástico levam cerca de 200 anos.
Já em contato com a água do mar, a versão de arroz se decompõe mais rápido – em oito dias. Por enquanto os canudos biodegradáveis estão sendo comercializados por 35 won. Em reais, o equivalente a 12 centavos.
“Se conseguirmos produzir de 2 a 2,5 bilhões de canudos de arroz por mês, poderemos reduzir o custo de produção em cerca de 120%”, declarou Kim, que não considera os canudos de papel uma boa alternativa porque exigem que árvores são cortadas.