O consumo de carne vegetal aumentou 31% na Espanha, segundo o Portal Vegazeta, representando o faturamento de 86,5 milhões de euros para o setor. Os dados foram anunciados pela consultoria Nielsen ao analisar o consumo de alimentos no ano de 2020.
Ainda de acordo com o Portal Vegazeta, as vendas desses produtos na Espanha têm aumentado principalmente em supermercados. As alternativas ao leite estão em primeiro lugar no país em consumo na categoria de alimentos à base de vegetais. Na sequência estão carnes vegetais, iogurtes vegetais e então queijos vegetais.
O crescimento do consumo de carne vegetal confirma a tendência do mercado em apostar nos produtos alternativos aos de origem animal. Exemplo disso é que no mesmo período a indústria da carne obteve faturamento de 27,9 milhões e aumento de apenas 4% no consumo.
Essa tendência também é confirmada pela Research and Markets, que estima que em dois anos o mercado de alimentos vegetais ultrapassará o faturamento de 521 milhões de euros na Espanha
Empresas do setor de carne vegetal
Entre os destaques do setor estão as empresas Flax and Kale, Zyrcular Foods e outras marcas dos Estados Unidos, como Beyond Meat ou Impossible Foods.
Vale destacar a atuação da empresa espanhola de carnes vegetais Heura Foods, que atualmente comercializa seus produtos em 14 países. Em 2019, a empresa teve crescimento expressivo de 450% e em 2020 conseguiu ultrapassar em mais de 400% sua meta de um milhão de euros a partir de financiamento coletivo.
A empresa divulgou que em relação aos produtos de origem animal, suas alternativas à base de vegetais já representavam uma redução total de 3,6 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2).