Um morador do bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza (CE), resgatou uma cobra de cerca de dois metros comprimento na tarde deste domingo (11). De acordo com moradores do bairro, o aparecimento de cobras é comum na região por conta de casas abandonadas. A cobra é uma jiboia e tem cerca de dois metros.
“Aparecem insetos, animais, cobras nessas casas, até como abrigo para bandido essas casas abandonadas estão sendo usadas”, diz Raimundo Welington, que fez o resgate do animal. O morador diz que acionou o Ibama e a Polícia Ambiental para resgatar a cobra, mas não obteve retorno. “Nós ligamos há três horas e até agora ela está aqui presa. Não temos como manter o animal por aqui por muito tempo”, diz Raimundo.
O chefe de Fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, explica que o animal pode ser entregue no Centro de Triagem do Ibama ou pode ser resgatado pela Polícia Ambiental, por meio do telefone 190.
“O ideal é que a população não se aproxime do animal ou tente fazer o resgate, pode ser perigoso. Ele deve ligar para a polícia ou até para os bombeiros para que o animal seja entregue a nós”, explique.
Os animais resgatados são levados ao Centro de Triagem e, após receber cuidados e avaliações, são devolvidos ao ambiente natural de cada espécie.
Fonte: G1