EnglishEspañolPortuguês

DOAÇÃO

Clínica veterinária faz trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara (SP)

Projeto recebeu mais de 40 animais debilitados só neste ano e depende de doações.

18 de setembro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Projeto recebeu mais de 40 animais debilitados só neste ano e depende de doações. Foto: Reprodução

Uma clínica veterinária em Araraquara (SP) recebe e auxilia a recuperação de animais silvestres debilitados, por meio de trabalho voluntário. De janeiro a setembro deste ano, a unidade já atendeu mais de 40 pacientes.

O espaço recebe diversos tipos de animais como gatos, cães, corujas, papagaios e até veados que precisam de cuidados veterinários e primeiros socorros.

Há dez anos, a unidade acolhe animais silvestres debilitados. Na maioria das vezes, eles são vítimas de atropelamento, queimadas ou são encontrados em ambientes inóspitos.

“A gente dá o suporte básico, deixa o animal o melhor possível, e se forem necessários cuidados mais específicos, encaminhamos a espécie para instituições adequadas, onde será feita uma triagem, escolhendo o melhor local para o animal voltar”, disse a veterinária Ana Beatriz Gusmão.

A equipe recebe apenas os animais encaminhados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou pelo Corpo de Bombeiros. A alta procura pelos atendimentos tornou o espaço conhecido na cidade. O projeto é mantido por doações.

Clínica veterinária realiza trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com a veterinária Beatriz Mansur, a clínica não comporta muitos animais. Ela acredita que Araraquara necessita de um centro especializado apenas para o cuidado de animais silvestres.

“São animais silvestres, de vida livre, em estado bravio, então eles sentem medo da presença de um cão ou um gato. Então, a necessidade de um local específico para isso é muito grande”, afirmou a especialista.

A Prefeitura de Araraquara disse que estuda possibilidades para garantir os atendimentos e a destinação dos animais silvestres na cidade e que a terceirização é a melhor opção diante da complexidade, demanda e custo de um centro específico de tratamento.

Segundo a administração, a contratação dos serviços está em fase de licitação.

Doações

Os interessados em ajudar a clínica por meio de doações podem entrar em contato pelo telefone (16) 3337-7800.

 

Fonte: g1

Você viu?

Ir para o topo