EnglishEspañolPortuguês

COVARDIA

Polícia mata canguru que reagiu contra homem que o mantinha como animal doméstico

13 de setembro de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: ilustrativa | Getty Images

A polícia australiana matou um canguru por supor que ele havia reagido contra o ‘tutor’ em uma casa na Austrália. O homem, de 77 anos, foi encontrado morto por um parente, com o canguru ao lado, o qual mantinha como animal doméstico, informou a polícia.

O australiano tinha ferimentos graves e foi achado na última segunda-feira (12/09) em sua casa em Redmond, a cerca de 400 quilômetros ao sul de Perth, na Austrália.

Quando os paramédicos chegaram à propriedade rural,  segundo eles, o canguru os impediu de atendê-lo. A polícia diz que foi forçada a atirar e matar o canguru.

Um porta-voz disse à imprensa que acreditava que o homem, que não teve a identidade revelada, havia sido atacado pelo canguru, que é um animal selvagem, no início do dia.

A Austrália abriga cerca de 50 milhões de cangurus, que podem pesar até 90kg e crescer até 2m de altura. Mas ataques a humanos são extremamente raros, tendo sido o último registrado em 1936. É proibido em praticamente todo país manter cangurus como animais domésticos.

Os cangurus não devem ser domesticados e nem mantidos em cativeiro. “Certamente, se eles estão encurralados ou em algum tipo de aflição, podem reagir”, explicou Graeme Coulson, especialista em comportamento de cangurus, à Australian Broadcasting Corporation.

O desenvolvimento urbano em toda a Austrália está invadindo cada vez mais os habitats dos cangurus e esse é um grave problema para os animais e para o meio ambiente. Estes animais estão sofrendo com a ação humana, a caça, a seca, às mudanças climáticas e outros desafios da espécie.

Nota da Redação: Este é mais um caso em que os animais pagam pelos erros e abusos dos humanos. O canguru foi retirado de seu habitat, forçado a viver em cativeiro e privado de seus instintos naturais. Mantido como um objeto, provavelmente levou uma vida de estresse e sofrimento. Animais selvagens não são domésticos, tampouco domesticáveis. A polícia poderia ter usado tranquilizantes ou ter capturado o canguru de outra forma, solicitando resgate especializado e o encaminhando a um santuário, mas preferiu matar o animal, que é a verdadeira vítima desta história.

Você viu?

Ir para o topo