Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de outras instituições identificaram uma nova espécie de felino no Brasil.
O estudo, divulgado nesta quarta-feira (27) na revista especializada Current Biology, analisou o DNA de diversos espécimes de gato-do-mato-pequeno e descobriu que os animais que vivem no Nordeste e os que vivem no Sul e Sudeste são de espécies diferentes, ao contrário do que se imaginava.
“Nosso estudo ressalta a necessidade urgente de atenção para a espécie que vive no Nordeste, pois suas características biológicas são muito pouco conhecidas”, afirma o professor da da PUCRS e líder da pesquisa Eduardo Eizirik, que destaca que se sabe mais sobre a espécie do Sul e Sudeste do País.
A espécie do nordeste (Leopardus tigrinus) vive principalmente no cerrado e na caatinga. Já a do Sul e Sudeste (agora chamada de Leopardus guttulus), vive na Mata Atlântica – um ambiente mais úmido e denso.
Fonte: Terra