(da Redação)
Depois de alguns meses de negociação entre instituições brasileiras e israelenses, as chimpanzés Judy e Gena finalmente saíram de Israel e chegam hoje ao Brasil, onde passarão a ser moradoras do Santuário afiliado ao Projeto GAP do Paraná, mantido pelo Instituto Conservacionista Anami.
Judy e Gena viviam em um zoológico em más condições e foram resgatadas pelo Israeli Primate Sanctuary, através da Dra. Tamar Freedman. Outros dois chimpanzés do mesmo zoológico foram resgatados e transferidos para o santuário brasileiro em 2010.
As chimpanzés embarcaram ontem em Telaviv, fizeram uma conexão na Suíça e chegam a São Paulo hoje de manhã. Um veterinário da organização israelense está acompanhando toda a viagem.
Vale ressaltar que a Swiss Air, companhia aérea que está fazendo o transporte, exigiu uma série de documentos para comprovar que as chimpanzés estavam realmente indo para um santuário, e não para laboratórios de pesquisas.
Somente mediante essa comprovação a companhia aceitou fazer o transporte. Bem diferente da situação da brasileira TAM, que há alguns dias foi denunciada pelo transporte de primatas para experiências médicas nos EUA