EnglishEspañolPortuguês

Chef Toshio Tanahashi volta ao Brasil para preparar jantares exclusivos da culinária vegetarina budista

21 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Revista Hotéis

Nos dias 23 e 24 de março, o Chef Kazuo Harada, titular do restaurante Kinu do Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, receberá o Chef budista Toshio Tanahashi (Foto), especializado na culinária vegetariana do “Shôjin Ryori”, praticada nos mosteiros japoneses, para dois jantares especiais. Um dos apoiadores da segunda visita do Chef no Brasil é o hotel Gran Hyatt São Paulo, que valoriza o intercâmbio cultural e traz, durante todo o ano, aclamados Chefs de diversos lugares do mundo para oferecer verdadeiras experiências gastronômicas aos seus clientes e hóspedes.

A culinária de base budista de Toshio Tanahashi, ou “culinária de devoção”, como ele mesmo define a Shôjin Ryori, segue os ensinamentos descritos no Tenzo Kyokun, livro sagrado do zen-budismo, escrito no século 13. Ela não utiliza produtos de origem animal, carnes ou peixes e faz uso somente de produtos naturais sem agrotóxicos ou fertilizantes, em sintonia com a vegetariana. Tanahashi tira o melhor sabor de cada produto e medita enquanto realiza suas técnicas. O tofu feito de gergelim é um dos produtos especiais do chef que fez sucesso durante a sua primeira vinda ao Brasil. Ele esteve em São Paulo no primeiro trimestre de 2010 para pesquisas, realizou um jantar demonstração e deu início às atividades da Comissão de Gastronomia Japonesa, presidida pelo Chef Shin Koike. A comissão visa disseminar a boa técnica da culinária japonesa no Brasil.

Esses exclusivos jantares vão oferecer aos brasileiros a oportunidade de desfrutar da nova tendência gastronômica no mundo, a culinária macrobiótica. No mundo todo, as pessoas estão em busca de uma alimentação mais saudável. Segundo Toshio, sua culinária vai além do vegetarianismo, pois ela está enraizada na filosofia Zen. Na Shôjin Ryori, cozinhar é a meditação que purifica corpo e alma por meio da força dos vegetais.

Fonte: Revista Hotéis

Você viu?

Ir para o topo