O renomado e famoso chef de cozinha britânico Gordon Ramsay anunciou na última segunda-feira que tentará se adaptar a uma dieta vegana. O chef conhecido por seu papel durão no programa Hell’s Kitchen (Cozinha do Inferno, em tradução literal) e por ser jurado do reality MasterChef, Gordon publicou em sua conta do Twitter que ‘vai dar uma chance’ ao veganismo.
Going to give this #vegan thing a try … Yes guys you heard that right. Gx pic.twitter.com/iJZb8WMlH8
— Gordon Ramsay (@GordonRamsay) 16 de abril de 2018
Embora o chef ainda não tenha comentado a público quais as suas motivações para o novo estilo de vida, pareceu muito carismático aos adeptos do veganismo quando anunciou a notícia com uma foto de uma pizza vegana em seu mais recente empreendimento, Gordon Ramsay Street Pizza, restaurante que abriu terça-feira em Londres.
O aparente apreço recentemente anunciado de Gordon Ramsay pelo veganismo surpreendeu seus fãs e também os veganos, pois o chef tem um longo histórico de zombar de veganos e vegetarianos.
Em uma entrevista ao Daily Mirror, Ramsay disse que caso seus filhos se tornassem vegetarianos, seria o seu “maior pesadelo”.
“Eu os colocaria em cima do muro e os eletrocutaria”, comentou Gordon Ramsay na entrevista. O comentário chamou a atenção de Paul McCartney, ex-beatle e vegetariano. O músico rebateu ao chef, dizendo à Sainsbury’s Magazine: “Eu ficaria mais feliz se todos fossem vegetarianos. O planeta seria melhor”.
Outros comentários da estrela de Hell’s Kitchen gerou repercussão entre os ativistas dos direitos animais, que acusaram Ramsay de tentar diminuir a luta contra a exploração animal.
Mesmo há poucos meses, em fevereiro de 2018, Gordon Ramsay atacou diretamente a comunidade vegana e defensora animal. No Twitter, respondeu à foto de uma fã vegana realizando um trocadilho maldoso com a instituição PETA. Ele disse: “eu sou um membro da PETA! Pessoas experimentando todos os animais”, em tradução adaptada.
Oh, dear, Gordon. We’ve heard that old line before. While you’re spending time mocking the future #vegan we’re betting you one day become, most chefs are exploring healthy, animal- & environment-friendly #PlantBased dishes.
— PETA (@peta) 2 de fevereiro de 2018
Em resposta, a PETA disse: “Querido Gordon, já ouvimos essa piada antes. Enquanto você perde tempo zombando do futuro #vegan, nós estamos apostando que um dia você vai virar vegano. A maioria dos chefs de cozinha já estão explorando alimentos amigos dos animais e baseados em plantas”. Por fim, a PETA estava certa, conforme o anúncio recente que Gordon vai tentar se adaptar ao estilo de vida vegano.
De qualquer forma, o renomado chef dar uma chance ao veganismo é um avanço significativo. O estilo de vida vegano já é forte e crescente no Reino Unido, e o apoio de especialistas de culinária influentes deve promover uma ascensão ao estilo de vida livre de crueldade animal.