EnglishEspañolPortuguês

BOM SINAL

Chamado de acasalamento de espécie de ave em risco de extinção é ouvido em reserva natural

O macho da espécie abetouro ainda não achou uma fêmea, mas sua insistência no chamado pode significar que elas estão por perto

20 de março de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: MPF | Wikimedia Commons

Um chamado de acasalamento de um macho de abetouro foi ouvido na Reserva Natural de Amwell, no Reino Unido. A ONG Herts and Middlesex Wildlife Trust disse que, em 1997, acreditava-se que havia apenas 11 machos restantes no país, o que levou a um plano de proteção.

A organização disse que o chamado demonstrava o grande progresso feito pelos protetores locais. Embora uma fêmea ainda não tenha respondido ao chamado, que vem sendo ouvido repetidamente desde 05 de março, isso significa que o pássaro macho está satisfeito com seu habitat e quer atrair uma parceira lá.

Os abetouros são menores do que seus primos, as garças-reais, com plumagem marrom-pálida que lhes permite se camuflar nos canaviais. A espécie foi levada à beira da extinção na era vitoriana, quando seus lares em canaviais foram drenados para reservatórios.

A espécie está presente principalmente na Europa central e setentrional e na Ásia. É um dos maiores membros da sua família e caracteriza-se pela sua plumagem castanha.

Entre 2004 e 2010, a Herts and Middlesex Wildlife Trust duplicou as áreas de canaviais adequadas para essas aves na região em 24 hectares. Como parte desse trabalho, a confiança melhorou os canaviais na Reserva Natural de Amwell para incentivar os pássaros a se reproduzirem lá.

“Histórias de boas notícias como esta realmente fornecem esperança para o futuro de nosso ecossistema”, disse Tim Hill, gerente de proteção da ONG, em entrevista a BBC. “Temos trabalhado duro para criar mais habitat de canaviais para esses pássaros elusivos, raros e tímidos.”

Ele disse que o chamado de acasalamento demonstra claramente que podemos reverter os terríveis declínios que acontece na vida selvagem nativa do Reino Unido.

    Você viu?

    Ir para o topo