Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Defensores animais denunciaram que no shopping “Mall Plaza Vespucio” em Santiago do Chile, existe um canil em seu estacionamento, onde os cães que tentam ingressar ao centro comercial são presos e mortos. As informações são do La Tercera.
“Estão sendo mortos sem nenhuma consideração”, declarou um dos trabalhadores do Mall Plaza Vespucio, quem também denunciou a existência do canil no estacionamento do centro comercial.
Após as denúncias, a Fundação Proanimal foi ao lugar e gravou um vídeo que mostrar três cães presos. A Fundação anonimamente perguntou pelos animais e uma empregada do centro comercial disse que durante a noite os cães são retirados pela Fundação Proanimal, mesma organização que estava fazendo a investigação.
A Fundação negou haver refugiado aos animais do canil do Mall.
A denúncia pelas inconsistências também serão apresentadas na Brigada de Delitos do Médio Ambiente da Polícia de Investigações, assim como também a organização apresentará outro caso similar, de quatro cães que foram envenenados no interior do Mall Arauco Maipú, também da capital do Chile.
A fundadora da organização Proanimal, Patricia Cocas, apresentou a denúncia na Assembleia de Justiça de Santiago do Chile contra de todos os que participaram e foram responsáveis do delito de maltrato e crueldade contra os animais pelo caso do Centro Comercial.
Através de um comunicado o Mall Arauco Maipú, garantiu que “não tem nenhuma responsabilidade”. Os quatro cães que foram envenenados, eram vistos regularmente na zona do centro comercial.