Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Cada vez mais coalas têm bebido água. Esta declaração aparentemente insignificante esconde uma verdade terrível.
Esses pequenos marsupiais australianos normalmente só consomem folhas de eucalipto para aliviar a sede. Porém, com o aumento do número de florestas devastadas por incêndios e secas, os animais não têm outra escolha a não ser beber água, mas primeiro eles têm que encontrá-la.
Alarmado pela situação dramática enfrentada pelos coalas, Robert Frend, fazendeiro de Nova Gales do Sul, criou uma máquina chamada de “Blinky Drinkers”, uma fonte de água que pode ser anexada a árvores ou colocada no chão e permite que os coalas bebam sempre que quiserem.
Em 2016, 10 Blinky Drinkers foram colocadas no chão ou em árvores e, em seguida, foi instalado um sistema de vigilância por vídeo para observar o comportamento dos coalas em relação às máquinas, segundo informações do Holidog Times.
A descoberta provou ser mais surpreendente do que se imaginava. Os coalas bebiam muita água, até o ponto de acordarem durante o dia para beber, sendo que normalmente eles preferem dormir. No total, as Blinky Drinkers foram visitadas 193 vezes. Este teste foi realizado no outono e inverno, quando as temperaturas não haviam atingido picos.
Os coalas têm se adaptado às alterações ambientais causadas pelas mudanças climáticas. Embora a descoberta seja importante para os ativistas, também é preocupante. Até agora, os cientistas acreditavam que os marsupiais não bebiam água.
“O aumento do aquecimento significará mais secas e ondas de calor que prejudicam o habitat dos coalas. Acredita-se que os coalas são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas porque dependem exclusivamente de árvores – não apenas para dormir, como também para se alimentar, que formam a maior parte de suas atividades”, explicou Valentina Mella, pós-doutoranda na Universidade de Sydney.
Entretanto, agora que os pesquisadores descobriram que os coalas começaram a beber nas Blinky, esta solução parece fundamental para proteger os animais. Atualmente, há somente 43 mil coalas na natureza.