EnglishEspañolPortuguês

TRATAMENTO

Catarata é uma das doenças mais comuns em cães idosos

3 de junho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), atualmente no país, existem mais de 52 milhões de cães domésticos. Com esse número, eles lideram o ranking de animais mais queridos pela população basileira, provando aquela tese de que “o cachorro é o melhor amigo do homem”. Logo, é normal que eles também causem tanta preocupação quanto um membro da família. E, assim como os humanos, ao envelhecer, o animal pode apresentar alguns problemas de saúde comuns da idade avançada.

Entre eles, a catarata é a mais recorrente em cães idosos. Mas, hoje em dia, o problema pode ser corrigido por meio de cirurgia, a facoemulsificação. “É realizada uma pequena incisão na córnea. Nela, o cirurgião insere um pequeno instrumento que abre a cápsula do cristalino para permitir o acesso à catarata. Uma caneta de ultrassom é utilizada para fragmentar e aspirar o cristalino. Por fim, uma lente intraocular artificial é implantada dentro da cápsula”, explica o veterinário e proprietário da Clínica Veterinária Professor Israel, Luiz Fernando.

Se o tratamento for realizado logo ao início da doença, os resultados são satisfatórios. “Quando muito avançada, têm um risco maior de complicações durante a cirurgia e, portanto, pode causar mais inflamação no pós-operatório, pois é acompanhada de inflamação, a uveíte, e aumento da pressão ocular, que pode causar glaucoma. No entanto, a cirurgia pode ser feita e ter um resultado satisfatório”, frisa.

Sinais

A catarata em cães apresenta sintomas que podem passar despercebidos. “O maior indicativo da catarata em cachorro é a coloração nos olhos do animal, que passam a ficar com tons de azul e cinza. Para ter certeza do diagnóstico, deve-se levar seu cão para avaliação veterinária, que será feita através do exame oftalmológico”, aconselha o veterinário.

Luiz Fernando acrescenta que a doença pode ocorrer devido às alterações nas lentes dos olhos (cristalino). “Essas alterações impedem que a luz chegue à retina, prejudicando a visão do cachorro”, completa.

Fonte: Segs

Você viu?

Ir para o topo