EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇA DE PLANOS

Casal vegano transforma o dia do casamento em protesto e filme pelos direitos animais

Um casal vegano na Suíça está fazendo um documentário sobre direitos animais que inclui protestos, resgates abertos e prisões, no dia do casamento vegano

26 de maio de 2023
Por Jordi Casmitjana
4 min. de leitura
A-
A+

Anja e Matej Glivar se casaram na Suíça em 4 de abril de 2022, em um dos casamentos mais extraordinários do mundo! O casamento em si foi completamente vegano, sem surpresas nesse sentido. No entanto, eles transformaram o dia do casamento em uma impressionante demonstração de ativismo pelos direitos animais, que incluiu o resgate de cordeiros de uma fazenda, discursos passionais e até mesmo um acidente de bicicleta. Tudo foi registrado em vídeo e em breve será lançado em um cinema perto de você! O documentário do casamento peculiar recebeu o título de “Humankindness: The Animal Dilemma”, e eles estão atualmente realizando uma campanha de arrecadação de fundos para finalizar o filme e divulgá-lo ao mundo.

Anja é enfermeira na Suíça, enquanto Matej é criador de conteúdo da Eslovênia. Eles se apaixonaram durante uma oficina sobre direitos animais. O documentário acompanha sua inspiradora jornada em busca de um casamento vegano completo, enquanto se envolvem em ações pelos direitos animais. O filme contará com entrevistas exclusivas de veganos e não veganos notáveis, agricultores, influenciadores, celebridades veganas e pessoas comuns que afirmam amar os animais, mas ainda os consomem. Assim surge o dilema animal.

Esse casal vegano notável foi entrevistado por Jane Velez-Mitchell, da UnchainedTV, sendo este o primeiro meio de comunicação a mostrar trechos do próximo filme ao público. As filmagens inéditas são fascinantes e você pode conferir a entrevista completa e os trechos do filme aqui:

Do casamento vegano ao documentário sobre direitos animais

Esse casal vegano já estava envolvido no ativismo pelos direitos animais há cinco anos quando ficaram noivos. Anja explica como surgiu a ideia de transformar o casamento em um documentário:

“Nós pensamos: ‘Ok, o casamento é o dia mais importante das nossas vidas, mas queremos que seja também pelos animais que sofrem diariamente. Queremos que esse dia seja significativo e faça as pessoas refletirem sobre o que está realmente acontecendo’. E então, começamos a conversar. Inicialmente, queríamos focar principalmente em resgates, já que essa é a minha área de atuação como ativista. Mas continuamos conversando, e foi quando o Matej sugeriu: ‘Vamos fazer um documentário para a Netflix’”.

Essa audaciosa ideia ganhou vida própria e, finalmente, eles decidiram criar um fim de semana inteiro repleto de ações em prol dos animais. Matej explica:

“Tivemos três dias de atividades. Um dia antes do casamento, resgatamos 12 galinhas de uma fazenda. Logo após a cerimônia civil, fomos salvar quatro ovelhas… E então, dois dias depois, nossa maior ação foi retirar dois animais mortos de fazendas que encontramos juntos, e os levamos para a igreja em um protesto pacífico”.

Cerca de 40 ativistas se uniram ao protesto pacífico. A polícia apareceu e Matej acabou sendo preso. Ele passou sete horas na prisão, enquanto Anja e os demais ativistas organizaram um funeral para os dois animais mortos.

“Eu estava estudando para ser policial, porque sempre defendi a justiça e fazer o que é certo. Mas quando você faz o que é certo pelas vítimas, no caso, os animais, você acaba na prisão.” – Matej Glivar, ativista e documentarista

Consequências legais para este intrépido casal vegano

Esse intrépido casal vegano enfrenta agora as consequências legais de suas ousadas ações relacionadas ao casamento, em especial o “resgate aberto” de cordeiros destinados ao abate na Páscoa – tudo documentado para o filme. Isso pode acarretar em sérias consequências no sistema judiciário suíço. Recentemente, houve absolvição em casos semelhantes nos Estados Unidos, onde as pessoas alegaram o direito de resgatar animais em sofrimento, doentes e feridos de fazendas, caminhões de transporte e abatedouros, assim como alguém que quebra uma janela para salvar um cão preso em um carro quente. Anja explica que o conceito de “resgate aberto” não é tão familiar em seu país:

“Acredito que na Suíça ainda não esteja claro como casos desse tipo são tratados, porque não houve grandes casos envolvendo direitos animais como nos Estados Unidos. Portanto, ainda não temos um veredito e o processo leva muito tempo. Veremos se eles serão rígidos ou se facilitarão de alguma forma para nós”.

Enquanto isso, o documentário precisa ser finalizado, e o casal vegano está realizando uma campanha de financiamento coletivo para poder continuar capturando os outros 50% das imagens necessárias. Matej explica o status atual:

“Conhecemos Darren Cavanagh, que é nosso produtor agora, e ele tem nos ajudado muito em diversas questões, pois ele trabalhou em filmes como Kill Bill, O Rei Leão e Wall-E. Através dele e de outras pessoas, começamos a perceber que esse filme pode se tornar algo muito maior do que inicialmente imaginávamos, ultrapassando a bolha vegana. Tínhamos planejado três meses de gravações, mas agora já se passaram 15 meses”.

Você pode fazer parte deste filme único ao contribuir através do IndieGoGo.

“Queremos tocar as pessoas, ser um casal inspirador com o qual elas possam se identificar, para que, ao término do filme, elas se sintam motivadas a pensar: ‘Uau, essas duas pessoas estão fazendo tanto, o que posso fazer pelo mundo?’” – Anja Glivar, ativista e documentarista.

Fonte: UnchainedTV

Você viu?

Ir para o topo