Três capivaras foram encontradas mortas, nesta segunda-feira (25), perto do Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte. Os animais estavam perto da calçada, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no bairro São Luís, com o focinho sujo de sangue. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não descarta a possibilidade de envenenamento.
Segundo o empresário Alcino Quintão, que trabalha em frente ao local onde os bichos foram encontrados, o motivo da morte não parece ter sido atropelamento. “Elas estavam perdidas cambaleando e não sabiam para onde circular. Não foi no meio da pista, elas já caíram na beirada da pista. Segundo relatos dos meus funcionários, alguns chegaram em torno das 6h e elas já estavam circulando e pareceu estarem meio perdidas”, disse Quintão.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, atualmente há cerca de 250 capivaras na Região da Pampulha. Por volta das 9h, elas foram recolhidas e levadas ao núcleo de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), no Parque Ecológico, onde vão ser submetidas a uma análise para que a causa da morte seja identificada. O caso será investigado.
Segundo o vice-prefeito da capital, Délio Malheiros, que também é secretário municipal de Meio Ambiente, a prefeitura e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) monitoram a presença das capivaras na orla. Ainda segundo ele, há um projeto para transferir os animais para um parque com condições adequadas.
Fonte: G1