Um cãozinho foi resgatado após ser abandonado por um motorista de um carro em uma avenida em Cuiabá (MT), no último sábado (26/03). As imagens de um vídeo divulgado nas redes sociais mostram a triste cena do animal correndo atrás do veículo do tutor, que o ignora. No dia seguinte, uma empresária conseguiu resgatá-lo e adotá-lo. Agora, ele se chama Valente e tem uma nova família.
Quem filmou a triste cena foi a Maria Fernanda Gebrim, que estava passando no local. Ela relatou o caso e desabafou nas redes sociais:
“Hoje presenciei esta cena, a mais triste da minha vida. A pessoa abandonou o cachorro no meio da Avenida Miguel Sutil e ele correu atrás do carro desesperado. Abandono de animais é crime! É triste e me corta o coração ver a maldade das pessoas a estes seres que se dedicam com um amor incondicional à família que eles escolhem”, disse na publicação.
Maria Fernanda conta que viu o momento em que o carro parou no acostamento, mas que não conseguiu filmar antes porque não esperava a situação que ia acontecer em seguida.
“Quando o carro voltou a andar, o cachorro foi atrás e ficou seguindo por muito tempo. O carro trocou de pista, ele foi no meio da rua junto, passou pela rotatória e ainda tentou alcançar o veículo durante um longo tempo. Eu fiquei transtornada com a situação”, diz.
A empresária e voluntária Sandra Barbosa conta que quando viu o vídeo, ficou muito comovida e começou a procurar o cãozinho.
“Senti que tinha obrigação de achá-lo e não deixar que nada acontecesse a ele. Peguei o carro e fui até a região, e fiquei lá até a noite e não consegui encontrá-lo. Voltei para casa decepcionada. Orei muito pedindo a Deus para achar esse cachorro”, diz.
Sandra faz resgate de animais há cerca de um ano. Ela e a amiga, Elizabeth, têm um pequeno abrigo para cães, o ‘Aliança com as quatro patas’, que as duas arcam com recursos próprios. O grupo de resgate funciona há mais tempo, há uns cinco anos.
Recentemente, as duas conseguiram um pedaço de um terreno doado pelo deputado estadual Faissal Calil (PV), e irão construir um abrigo maior para acolher outros animais. Atualmente, elas acolhem 10 cães com leishmaniose, pois são animais que dificilmente conseguem ser adotados
Por causa disso, ela conta que não conseguiu ficar em paz enquanto não encontrou Valente.
“No outro dia, uma menina publicou a foto de um cachorro perdido no Bairro Araés. Eu já estava quase desistindo, quando vi a mensagem, fui até a região e encontramos ele embaixo de um carro, com medo, deitadinho. Ele estava exausto, acho que passou a noite inteira tentando se proteger”, relata.
A voluntária e a filha conseguiram resgatar o cachorro com a ajuda de um pedaço de carne.
“Minha filha o conquistou com um pedaço de carne e ele foi se aproximando. Depois de um tempo, pulou no colo dela. Mas quando entramos no carro, começou a chorar. Acho que estava traumatizado, e ficou com medo de ser jogado do carro de novo. Chorou o caminho todo e só se acalmou quando chegou em casa”, conta.
Sandra diz que logo que chegou em casa, Valente já se enturmou com os outros cães e começou a brincar. O nome foi dado justamente por tudo que ele passou.
“O Valente é um cãozinho super dócil. Ele pede colo e carinho. Já chega e senta no sofá, dorme na cama. Chegou em casa e dormiu na cama a noite inteira. Eu não sei o que levou a pessoa a fazer isso, ele não parece ser maltratado. Mas eu só quero agora dar a ele a vida que ele merece e que não teve”, relata.
A empresária diz que a princípio fez o resgate com a intenção de colocá-lo para adoção, mas agora confessa que deve ficar com o cãozinho e não vai conseguir entrega-lo a outra família.
O vídeo mostra esse momento, onde o cão chora desesperado no colo da voluntária, pode ser visto aqui.