EnglishEspañolPortuguês

FINAL FELIZ

Cão é resgatado na montanha mais alta do México

27 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Facebook | Layo Aguilar

Há algumas semanas, a foto de um cachorro caramelo perdido no cume da montanha Citlaltépetl, viralizou nas redes sociais mexicanas. Desassossegados, um grupo de montanhistas que são protetores de animais, se reuniram para realizar as buscas pelo cachorrinho.

De acordo com testemunhas, uma equipe de turistas alimentou o animal e ele subiu a trilha seguindo as pessoas que, na volta, o deixaram lá sozinho. Citlaltépetl, como é popularmente conhecido o Vulcão de Orizaba, tem 5.610 metros de altitude e é o cume mais alto de todo o México.

O montanhista Hilário Aguilar, que mora em Ciudad Serdán, em Puebla, organizou e liderou os resgates para trazer o cãozinho de volta para a cidade. “Nas fotos que foram postadas, ele parecia desnutrido, com uma lesão em uma perninha e olhos muito vermelhos, devido à radiação solar que é emitida à essa altura. Depois de cinco mil metros, os raios ultravioletas e os reflexos do sol na neve podiam tê-lo deixado cego”, conta Aguilar para um jornal local.

O cão teria ficado perdido na montanha por cerca de um mês, até que ativistas em defesa dos direitos animais e alguns montanhistas se comoveram e decidiram ir atrás do cão, que poderia ter morrido congelado, já que as temperaturas no local chegam a 20° celsius negativos à noite ou ter ficado permanentemente cego.

Após o salvamento, o cachorro foi entregue a Fátima del Ángel Palacios, que é protetora de animais e montanhista. Ela batizou o cãozinho de ‘El Canelo’ e vai cuidar dele até que a sua situação esteja reestabelecida e ele possa seguir para um lar definitivo.

O grupo de turistas que levou o cão pela trilha da montanha não foi localizado. Em caso de animais em situações de risco ou sozinhos em lugares inóspitos, acione uma autoridade que possa resgatar o animal.

Você viu?

Ir para o topo