Um cachorro ferido teve sua vida salva após entrar em uma clínica veterinária em Iguatu, no Ceará. Como quem pede ajuda, ele adentrou o estabelecimento e foi prontamente socorrido por um médico veterinário. Não fosse o atendimento que recebeu, o animal poderia ter morrido na rua em decorrência de uma infecção.
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o animal entrou na Pet Clinic (confira o vídeo ao final da reportagem). Assim que notou a presença do cão, a recepcionista do estabelecimento caminhou em sua direção e, quando se aproximou, percebeu que o animal estava gravemente ferido.
O caso sensibilizou o médico veterinário Igor Holanda, que prontamente ofereceu atendimento ao cachorro, que estava com um grande machucado no pescoço. Levado ao consultório, ele foi examinado e medicado.
“O animal apresentava um grande ferimento na região do pescoço e precisava de atendimento clínico. Então ele veio ao nosso consultório e realizamos a primeira avaliação”, explicou o veterinário ao G1.
De acordo com Holanda, ao examinar minuciosamente a região do ferimento, foi possível notar que “se tratava de uma lesão bastante grave”. Ciente do risco do machucado dar origem a uma infecção, piorando o quadro de saúde do animal, o veterinário tomou as medidas necessárias ao cuidar do cão. “Fizemos a limpeza e todo o tratamento para evitar infecção”, explicou.
Acolhido por uma ONG de proteção animal
Enquanto prestava atendimento ao cão, o médico veterinário sequer imaginava que o animal estava sendo procurado por uma ONG de proteção animal. Há dias, os voluntários da ONG Vira-Lata de Raça se esforçavam para resgatar o cachorro, que estava desaparecido.
De acordo com os voluntários, a busca pelo cão, que vivia em situação de rua, foi iniciada após o grave ferimento ser descoberto. Preocupados, moradores da cidade chegaram a retirar o cachorro da rua, mas ele conseguiu fugir e não foi mais visto.
Com dor e assustado, o animal vagou pelas ruas do município até se sentir seguro para entrar na clínica veterinária. Parecia que ele sentia que ali encontraria amparo – se sentiu de fato, acertou. E foi graças a essa acolhida que notícias sobre o paradeiro do cachorro chegaram aos voluntários da Vira-Lata de Raça, que foram buscá-lo.
Depois de receber alta médica, o cão foi encaminhado para o abrigo da ONG, onde se recupera do ferimento que sofreu. Ao final do tratamento, ele será disponibilizado para adoção responsável e passará a buscar uma família que esteja disposta a cuidar dele com o amor que lhe é merecido e que nunca mais permita que ele volte para as ruas.
Veja o vídeo do momento em que o cão entra na clínica:
Ver essa foto no Instagram