EnglishEspañolPortuguês

DADOS ALARMANTES

Campinas (SP) registra média mensal de 235 denúncias de maus-tratos a animais

1 de abril de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Levantamento inédito da Prefeitura de Campinas (SP) aponta que o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) recebeu, em 2021, 2.824 denúncias de maus-tratos a animais que geraram fiscalização. Em média, a cidade teve 235 ações contra maus-tratos por mês no ano passado.

Muitos animais abandonados são acolhidos por entidades não governamentais que atuam na cidade. Uma delas, a ONG Amor de Bicho, reúne 150 animais e está sem capacidade para novos moradores. Apesar disso, recebe pedidos de acolhimento diariamente.

“É um longo trabalho em questão de conscientização. É muito difícil, acho que a pobreza no país está muito grande, então às vezes a pessoa não tem nem para ela, e isso é um problema. Por outro lado, tem muita gente muito simples que daria tudo para o animal”, analisou Ana Carolina Pimenta, fundadora da ONG.

Em outra entidade, a Associação Amigos dos Animais, vivem cerca de 2,5 mil animais. Presidente da ONG, Flávio Lamas afirma que o abandono gera diversos problemas aos animais e às pessoas que acolhem.

“Ele [animal] sofre porque estava em uma família, integrado, vivendo bem. Aí ele é colocado na rua e jogado em algum lugar e vai para uma entidade e tem que ser integrar com outros animais em uma matilha. Essa integração é complicada”.

“Quem pega vai ter que inicialmente fazer castração, vermifugação, vacinação e alimentação desse animalzinho, alocar em algum lugar. Isso envolve toda uma estrutura que é um gasto muito grande”, completa Lamas.

Segundo ele, a Associação Amigos dos Animais tem despesa de cerca de R$ 110 mil com alimentação animal, cuidados veterinários e pagamento de funcionários.

Abril laranja

Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito Dário Saadi (Republicanos) sancionou a lei que cria o Abril Laranja, campanha que será anual para prevenir maus-tratos, abandono e crueldade contra animais de estimação.

Segundo a prefeitura, no mês serão definidas diretrizes para desenvolver ações integradas que incentivem a adoção e a castração de animais abandonados. Campanhas de conscientização serão feitas nas escolas e em outros espaços.

“Tem o lado punitivo, mas precisa ter o lado preventivo. Orientar, conscientizar e é a cabeça das crianças que muda o futuro”, afirma o secretário municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

Campinas ainda conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Animal, que resgata cães e gatos em situação de maus-tratos ou que sofreram acidentes, como atropelamentos. O recurso pode ser solicitado por meio do 156.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo