A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio de sua Coordenadoria de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, promoverá uma campanha de mobilização que visa estimular a prática da guarda responsável de animais domésticos, sensibilizando sobre a problemática do abandono de cães e gatos, em especial em parques e estradas.
A campanha Amigos para Sempre foi lançada pelos secretários Bruno Covas (meio ambiente) e Jurandir Fernandes (transportes), no dia quatro, dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente, às 10 horas, no Parque da Juventude. Na oportunidade, foi exibido o vídeo educativo da campanha e haverá distribuição de material institucional.
Atividades de mobilização foram realizadas nas estações de metrô Carandiru, Tucuruvi, Trianon/MASP e Jabaquara; na estação Villa-Lobos, da CPTM; e no terminalJabaquara, da EMTU, bem como no interior dos vagões e ônibus.
A divulgação inclui apresentações teatrais, distribuição de panfletos educativos, fixação de cartazes e painéis em locais de grande circulação, abordagem de usuários de transportes públicos e divulgação em sites e redes sociais. A campanha continuará sendo veiculada até o dia 25, nessas e em outras estações de metrô, trem e terminais de ônibus.
O público será convidado a enviar para o site da SMA frases e desenhos sobre guarda responsável e abandono de animais domésticos. As melhores contribuições farão parte de exposição e de um livro.
A iniciativa conta com a participação e apoio das entidades protetoras Os Cães do Parque, Distrito Animal, Celebridade Vira Lata, Cão sem Dono e Natureza em Forma, além da ANDA, Agência de Notícias de Direitos Animais – e dá prosseguimento à parceria iniciada em 2012, entre as mesmas entidades e a Secretaria de Meio Ambiente.
Para a ação voluntária Os Cães do Parque – cujo trabalho está focado em um parque estadual da capital e de onde, desde 2010, quase 200 cães e gatos abandonados já foram resgatados e encaminhados em adoção – as ações educacionais promovidas pela SMA já surtem os primeiros efeitos: nos últimos meses, pelo menos na área em que o grupo atua, houve uma sensível diminuição do número de abandonos.
Para os integrantes do grupo, difundir educação sobre o tema é fundamental, pois é comum que pessoas comprem ou adotem animais por impulso e mais tarde se arrependam: essa é a maior causa dos animais negligenciados pelas ruas ou – pior – deliberadamente abandonados em parques e estradas: ato que, além de ser extremamente cruel, gera inúmeros problemas socioambientais, como desequilíbrio ecológico, transmissão de doenças, reprodução descontrolada.
Os voluntários de Os Cães do Parque sinalizam ainda duas medidas que julgam imprescindíveis para erradicação do problema: repressão à criação e ao comércio ilegais de cães e gatos e a ampliação e o aprimoramento dos programas públicos de controle reprodutivo de animais através da castração cirúrgica – esta, vista por todos os protetores como única forma eficiente e humana de evitar a superpopulação de animais e de promover a sua inserção social.
Fonte: Época