Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados (OAB) de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, lançou nesta segunda-feira (2) a campanha ‘Pássaro Livre’. Com o slogan “se você gosta de pássaros, quebre gaiolas e plante árvores”, a ideia é conscientizar a população sobre a prática de manter os pássaros presos. Além de prejudicar o meio ambinte, em alguns casos pode ser até crime. Para isso, a comissão vai dar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em troca de gaiolas de pássaros. O objetivo é sensibilizar as pessoas, incentivando a entrega voluntária das gaiolas.
A iniciativa, que tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis, partiu do presidente da comissão, Rogério Guimarães, ao observar o descaso da própria população e defensores de animais com algumas espécies indefesas.
“Venho notando que as pessoas têm muita preocupação com outros tipos de animais, como os cavalos, cães e gatos, mas acabam esquecendo de outros, como os pássaros e peixes, por exemplo, que também passam por maus-tratos. Talvez porque esses não demonstrem emoção, ficam esquecidos. Foi aí que decidi neste ano fazer essa campanha focada nos pássaros para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Além de embelezar e encantar com seu canto, os pássaros também ajudam o meio ambiente”, explicou Rogério.
Até o dia 30 de junho, quem quiser participar deve entregar as gaiolas em um dos três postos de troca: na sede da OAB Petrópolis (Rua Marechal Deodoro nº 229, Centro); na sede da APA Petrópolis (Estrada União Indústria nº 9.722, Itaipava); e na sede da secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis (Rua Sete de Abril nº 609, Centro). Em troca, as pessoas vão receber uma muda de árvore nativa com folheto explicativo de como plantar, cuidar e tratar a árvore.
Durante esse período, a campanha espera recolher cerca de 200 gaiolas vazias. “Tomara que ultrapassemos bastante esse número. Mas vale ressaltar que a campanha não visa a entrega voluntária de pássaros, mas conscientizar a população de que a prática de manter pássaro preso em gaiola prejudica o meio ambiente e dependendo do caso é ilegal, contrariando a lei nº 9.605/98 – lei de crimes ambientais, que prevê pena de prisão para o caso de aprisionamento sem autorização de animal silvestre ou ameaçado de extinção, como o xaxão, característico de nossa região”, observou Rogério.
Para o analista ambiental da APA Petrópolis, Vitor Valente, a iniciativa tem como principal meta fazer com que as pessoas entendam que os pássaros devem viver soltos.
“O principal foco é a conscientização que as pessoas não devem aprisionar os pássaros. Mais do que recolher as gaiolas, a ideia é que as pessoas nem comecem a manter os pássaros nas gaiolas”, ressaltou.
Fonte: G1