Uma proposta que permite o transporte de animais no ônibus coletivo apresentada pela vereadora Daniele Ziober (PPS) foi para votação na Câmara Municipal de Londrina (PR).
O texto estabelece condições no ingresso, como o limite de 16kg por animal e obrigação de carregá-lo em uma caixa de transporte feita de fibra de vidro ou material semelhante. Além disso, o transporte “não poderá prejudicar a comodidade e segurança de outros passageiros, como também acarretar alterações no regime de funcionamento da linha, itinerários e paradas previamente determinadas”.
Tutores só poderão transportar dois animais por vez durante o período das 9h às 17h e das 20h até 6h. Durante a tramitação pelas comissões da Câmara, foram aprovadas algumas alterações, como a determinação de o animal estar devidamente higienizado e, no caso de silvestres, a apresentação obrigatória de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
A vereadora tem boas expectativas para o projeto e acredita que “a iniciativa será aprovada, mesmo que não seja de forma unânime”. Para ela as “emendas que eventualmente forem sugeridas serão bem-vindas”.
Daniela ressalta que a ideia é democratizar o transporte de animais, tendo em vista que muitos tutores não tem condições financeiras de transportá-los. “O preconceito que ainda existe em permitir o transporte de animais em ônibus é provocado pela desinformação. Nem todos possuem condições ou até carro para levar o cão ou gato ao veterinário. É uma quebra total de paradigma”, concluiu.