A BBC disponibilizou em seu site uma calculadora que mostra que os alimentos de origem animal são mais prejudiciais ao planeta. Abdicar do consumo de carne e produtos lácteos pode reduzir a pegada de carbono individual em dois terços.
Como referência, a publicação que acompanha a calculadora cita o trabalho do pesquisador Joseph Poore, da Universidade de Oxford, que informa que 80% das áreas agrícolas do mundo são destinadas à criação de animais para consumo.
A pesquisa liderada por Poore e publicada na revista Science analisou dados de 40 mil fazendas que produzem 40 produtos agrícolas em 119 países. A produção de um copo de leite de vaca, por exemplo, gera até três vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que a produção de um copo de leite de origem vegetal.
O estudo também comparou o impacto da produção de carne bovina com a proteína baseada em vegetais e revelou que até mesmo a carne orgânica ou considerada sustentável pode requerer 36 vezes mais terra e gerar seis vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que a produção de ervilhas.
Segundo Joseph Poore, uma dieta vegana é provavelmente a melhor maneira de reduzir o impacto no planeta, não apenas por causa dos gases do efeito estufa, mas também por causa da acidificação global e eutrofização, além do uso de terra e água.
Fonte: Vegazeta