EnglishEspañolPortuguês

LEALDADE

Cães em situação de rua salvam mulher cega de afogamento

13 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Uma cena muito comum que passa desapercebida para muita gente é a vida de quem vive em situação de rua. Em boa parte dos casos, essas pessoas ficam acompanhadas por fiéis cães, que não saem do seu lado por nada. A vulnerabilidade das circunstâncias parece mover essas vidas, para apoiar uma à outra.

Muitas vezes ignorados e invisíveis, os animais em situação de rua precisam suportar diariamente o desafio de sobreviver, muitas vezes, sem os cuidados básicos. A falta de abrigo e laços afetivos, unem animais e pessoas sem lar, que encontram uns nos outros um refúgio para a solidão, a tristeza e a amizade.

Recentemente, o caso de uma mulher em situação de vulnerabilidade correu os noticiários do Nepal. Uma testemunha contou que estava passando pelo parque, quando viu dois cachorros caramelo próximo a um monte de roupas nas margens do rio Nepal. Após se aproximar para ver o que era, o homem se deparou com uma mulher que era guardada por seus dois cachorros. “Ela estava inconsciente e os animais pareciam pedir ajuda”, contou Ake Srisuwan para um jornal local.

O homem relatou que a mulher mal podia ser vista à distância, por estar deitada no chão cheio de lama. Srisuwan resolveu chamar a Polícia para ajudar a resgatá-la. “Não há dúvida de que a mulher e os cães precisavam de cuidados”, disse ele.

Enquanto um cachorro se posicionava ao lado do corpo da mulher desacordada, o outro estava alguns metros à frente, como se vigiasse o local e ao mesmo tempo pedisse socorro. Quando as autoridades chegaram no lugar da ocorrência, rapidamente realizaram o resgate da tutora, bem como dos dois cães que foram transferidos para um abrigo da cidade.

Depois de conversar com alguns moradores, Ake descobriu a identidade da senhora. Segundo relatado, ela vivia em situação de rua e era cega, sendo os cachorros seus companheiros inseparáveis e guias para levá-la onde fosse. Felizmente, a mulher não sofreu ferimentos graves e teve alta do hospital no dia seguinte.

O reencontro da tutora e seus cães foi emocionante. Se não fosse pela presença e dedicação dos animais, provavelmente a senhora teria passado desapercebido e não seria salva a tempo.

Alguns residentes do entorno do parque estão realizando arrecadações para tirar a mulher e os cachorros da rua. “Espero que um dia possam desfrutar de todo o amor que possuem em melhores condições e que consigam ter uma casa para morar”, torce Ake, que sempre leva marmita e ração para os três.

Você viu?

Ir para o topo